Como funciona uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural
por Karina Ninni
Neste artigo
Bons exemplos de RPPNs
Foto: Drena RPPN Vagafogo (GO) |
Mas, no geral, as maiores RPPNs, bem como as que são melhor manejadas, pertencem a organizações não-governamentais, como a de Salto Morato (PR), da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, com 810 hectares em região de Mata Atlântica. Esta é a primeira reserva natural privada a ser considerada pelaOrganização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como parte de um Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. Também a Ecotrópica, no Pantanal, com 52,8 mil hestares, a da Associação Caatinga no Ceará, com mais de 5,3 mil hestares, a da Conservation International, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a do Seringal Triunfo, no Acre, com 10 mil hectares e outras.
Entre as que pertencem a empresas e outras instituições, vale citar a daVeracruz Florestal na Bahia, com mais de 6 mil hectares, a da Empresa Florestal Garcia em Santa Catarina, com mais de 5 mil hectare, as da Valeetc. Considerada por alguns como a que apresenta melhor manejo é a RPPN do SESC, com 88 mil hectares, Pantanal do Mato Grosso. É considerada como modelo de como gerir bem uma unidade de conservação privada.
Várias personalidades e empresários brasileiros já aderiram à criação de RPPNs, como a escritora Rachel de Queiroz, que tem uma RPPN de 300 hectare em Quixadá. Outros famosos que aderiram às RPPNs são o fotógrafo Sebastião Salgado, o cantorNey Matogrosso, o compositor Almir Satter, a jornalista Miriam Leitão, o cientista político Sérgio Abranches, o empresário José Roberto Marinho, entre outros. |
Neste artigo